sábado, 5 de março de 2016

"LAISSEZ FAIRE, LAISSEZ PASSER"

A expressão símbolo da versão mais pura do capitalismo liberal que se tornou dominante nos Estados Unidos, pelo que se sabe nascida em França quando Colbert ministro, ao receber os comerciantes de Paris quando os questionou sobre "em que podia ser-lhes útil para os ajudar nos negócios, um deles, provavelmente o mais destemido de nome Légendre terá elevado a voz: "Laissez nous faire et laissez nous passer", o que em linguagem popular significa mais ou menos: "Parem de nos chatear com impostos e regulamentos e deixem-nos à vontade!", isto claro digo eu numa tradução muito liberal.

Laissez faire, laissez passer, nos tempos de hoje, já se sabe que resultados produziu com o poder político subjugado ao poder financeiro e a economia desregulada, com raposas a guardarem galinheiros e vampiros disfarçados pelas manadas, foi um fartar vilanagem. 
Enquanto houve uma galinha poedeira e uma gota de sangue fresco..... depois aqui d' el Rei quem nos acode, governos fantoches, bancos falidos, o braço armado do capitalismo; os tais 'Mercados', espécies de deuses que passaram a determinar a vida dos povos e meter na ordem os tais perdulários, gastadores, mandriões e improdutivos. Disfarçar enquanto fosse possível disfarçar, os corruptos, os ladrões de luva branca, os profissionais do crime económico, os especuladores sem escrúpulos, em resumo, as raposas e os vampiros!. Afinal, existe sempre quem do seu endeusamento pretenda garantir umas migalhas que seja. 
É o que temos...

A sociedade do bem estar é então esta? Está para ficar e recomenda-se!
De novo mais pobreza, classe média quase extinção pelos impostos que sugam os rendimentos do trabalho, subsídios que são retirados e já nem sequer chegam aos mais necessitados, saúde sem recursos, educação sem alunos e justiça mais cega mas no mau sentido. Desemprego a alastrar, criminalidade organizada a aumentar, violência doméstica e social a níveis preocupantes, corrupção como nunca vista, banditismo, fuga ao fisco em larga escala, desvio de capitais, lavagem de dinheiro, terrorismo económico e armado, guerras um pouco por todo o lado.
A sociedade do bem estar é então esta? 
Dela fará parte a história do burro a quem o dono punha uns óculos de Sol de lentes verdes para ele pensar que comia relva enquanto se deliciava com palha....