sexta-feira, 28 de julho de 2017

ESPÉCIE DE CARTA ABERTA A SUA EXCELÊNCIA A SENHORA PROCURADORA GERAL DA REPÚBLICA


Teve Vossa Excelência o iluminado gesto de mandar proceder à publicação da lista com os nomes das vítimas de Pedrogão Grande que permitiu responder a suspeitas sobre a actuação do governo, sobre a veracidade das informações prestadas. 
Foi saudável que tal tivesse acontecido até porque permitiu ao senhor Passos Coelho ir de férias descansado, pois nunca mais se viu nem ouviu, digo eu. . 
Se me permite Vossa Excelência o atrevimento, gostaria de a felicitar pelo virtude e extrema clarividência.
Mas, sem querer importunar Vossa Excelência que deve ter imensas coisas em cima da sua imensa e douta secretária, permito-me a sua atenção para o mais humilde dos reparos. 
Então e se Vossa Excelência tratasse com igual destreza da publicação de três outras listas que julgo seria de oportuno bom senso e muito inspirador, sobretudo para certos sectores políticos que parecem tirar da desgraça alheia a vontade, direi desvergonhada, de tirar dividendos e ganhar votos, como já assinalou e bem o senhor presidente da república na entrevista que deu ao DN, a propósito.
Refiro-me no caso às listas das vítimas:
- dos casos de legionella de Vila Franca de Xira, em 2014 que viram as suas vidas ceifadas e outras interrompidas de forma abrupta, sustento de famílias sem direito a qualquer indemnização; por onde andam os então ministros?
- sobre os casos de suicídios verificados durante os anos de 2012, 2013 e 2014 que foram comprovada e directamente relacionados com os 'roubos' perpetrados pelo anterior governo aos salários e pensões de milhões de cidadãos mandando-os para a pobreza extrema e deixando-os sem possibilidade de solverem dívidas e honrarem compromissos depois de muitos se terem endividado para ajudar filhos e netos ainda mais desesperados, sem trabalho e sem futuro;
-sobre os casos ocorridos com os nove mortos dos incêndios que só em Agosto de 2013 de resultaram na maior área florestal ardida desde 2005 e cerca de 208,9 milhões de euros de prejuízos. por onde andam os então ministros?
Muito provavelmente ficaríamos todos confrontados com este extraordinário paradoxo: os então ministros são,afinal os que agora, sentados nas bancadas da oposição, tão indignados exigem a queda de cabeças do governo e do próprio governo.
Fico à espera que possa Vossa Excelência iluminadamente prestar à oposição este enorme serviço que seria o de a por à frente do espelho da sua própria vergonha.
Tenha Vossa Excelência um excelente dia que é o que eu costumo dizer quando me despeço dos meus amigos.
Respeitosamente,
Mário Jorge Santos. .