segunda-feira, 7 de março de 2022

DIÁRIO DE INTERNAMENTO II (de 1 a 4 de Março)

1 de Março de 2022

BOOOOOOOOOM DIA MUNDO

HÁ 7,5 HORAS QUE É MARÇO.
MARÇO, MARÇAGÃO
manhãs de Inverno, tardes de Verão.
Isso era no tempo antes do degelo,
as calotes polares não derretiam,
os vulcões não tinham voltado a estar activos, sismos e tsunamis não se multiplicavam,
tornados, ciclones e outras ventanias só nas zonas do costume,
não havia locais que ficavam debaixo de água em minutos,
nem o eixo da Terra se tinha deslocado 2º para nordeste,
nem o anticiclone dos Açores tinha saído do sítio...
fenómenos interligados mais do que o normal e suficiente para estarem a mudar os climas do planeta.
Nada como a adrenalina da incerteza!
Hoje temos centenas de apps no smartphone, nos ipads e essas coisas todas capazes de lerem o tempo que faz ao nano segundo e igualmente capazes de falhar a previsão de uma hora para a outra.
Seja como for, enquanto o calendário assim o determinar, MARÇO é o 3⁰ mês, no hemisfério norte abre o caminho para a Primavera. Tudo mais colorido, mais claro, mais alegre.
Março, mês das flores e das aves, as primeiras expandem-se nos caules em corolas variadas e multicores e as segundas, enchem os ares de asas e pequeninos corpos coloridos e de assobios estridentes. Os dias crescem mais e as noites são mais brilhantes e amenas.
Primavera'
Sei que gostas de um beijo, ao acordar,
desde que seja quente, seja lento
na testa, na face, em qualquer lugar,
mas que dure mais que um momento.
Que seja para recordar.
E, fico à porta do quarto, a olhar-te
no sono tranquilo, num prazer sonolento.
És rio, pardal, flor, primavera da minha vida,
amante, fêmea, de um sonho renascida.
Não consigo deixar de amar-te!
(MJS, "Descritiva Mente", 2020)
Março aqui no quarto entrou, finalmente, com mais silêncio e descansada. Os novos utentes até podem estar em piores condições físicas e prognósticos médicos mais severos mas, são mais pacíficos. Vamos perceber
Terça feira gorda, assim chamavam os antigos e, era de facto o último dia antes da Quaresma em que se podia comer a grande e à francesa e caaaaaarrrrrne!!!
Subida a persiana pela enfermeira Filipa que nos veio dar o "Bom dia!" e deixar medicação, vou começar a preparar-me pois como sou o único que saio da cama e me desloco, devo ser o primeiro a partir para o duche...
Depois pequeno almoço....
E, tenhamos um excelente dia.

BRUSCAMENTE A MEIO DA MANHÃ
- Ó FILHA, as vizinhas já andam a dizer que tu dormes com o teu noivo e...
- Não ligues, mãe, é só gente bisbilhoteira. Lá porque se dorme com um qualquer, dizem logo que é o noivo!
Continuação..

BRUSCAMENTE A MEIO DO SERÃO
Na aula de Biologia, o professor decidiu fazer uma experência com lombrigas e pediu aos alunos para porem 4 lombrigas em frascos, um contendo água mineral, outro álcool, o terceiro com fumo e o último meio de uísque.
No dia seguinte, destapou os frascos, um a um e pediu aos alunos para verificarem o que tinha acontecido. Só a lombriga no frasco da água mineral sobreviveu; as restantes três estavam mortas. Então virou-se para a turma.
- Que conclusão devo tirar da experência?
O menino Joãozinho levantou o braço:
- Que quem bebe vinho ou uísque e fuma não tem lombrigas!
Continuação.

AO CAIR DO PANO
Luzes baixas, companheiros em sossego, sem dores, quarto em silêncio, perfeito, Os fones põem-me sintonizado com os 97.4 MHZ da RFM, "só grandes músicas" enquanto fecho o dia, pensando que será a antepenúltima aqui, se tudo correr bem na biópsia de quinta feira.
Depois, poderei ter alta e aguardar o resultado em casa para então numa consulta se decidir os passos seguintes.
Ou seja: alta duas semanas depois de ter dado entrada na urgência, em cadeira de rodas. Pelo conto sair pelo meu próprio pé o que já serve como progresso...
Hoje, a partir das onze da manhã, a janela deu um tecto cinzento e, finalmente, alguma chuva, nada de espectacular, nada mesmo. Assim se manteve de tarde. Ainda não é desta.
Muito tímida!? Talvez...
A guerra na Ucrânia continua. Negociação sem avanços, o presidente Volodymyr Zelensky a pedir a adesão à UE, cartada a que europeus ripostaram com um NIM!
Processo muito demorado, difícil de analisar, ainda por cima com o candidato metido meio de uma guerra sem saber como acaba, quando acaba, com Pedro Poroschenko empresário de fábrica de chocolate e candidato derrotado nas eleições de 2019 agora opositor confesso e a surgir ao lado de Putin?
Com um quadro destes muito pouco haverá para dizer dado o que ainda estará para vir.
Entretanto, às centenas de milhar, ucranianos em fuga, continuam a passar a fronteira polaca sob as miras russas que na Bielorrússia numa atitude provocatória e ameaçadora dizem estar a proteger... quem? e o quê?
Experiência que envolveu 4484 participantes com idades entre os 65 e os 85 anos a partir de um simples exercício de memória mostrou que as pessoas com os piores desempenhos apresentavam biomarcadores no cérebro que estão associados a doença de Alzheimer e outros sinais de perturbações de memória que podem preceder outras formas de demência.
Hoje, ao início da manhã, durante o reboque, que se tinha iniciado no dia 24 de fevereiro, o navio "Felicity Ace" perdeu estabilidade tendo vindo a afundar-se a cerca 25 milhas náuticas, o equivalente a 46 quilómetros, fora do limite da Zona Económica e Exclusiva de Portugal, numa área cuja profundidade ronda os 3 mil metros", informa a Marinha Portuguesa.
Tenhamos uma excelente noite.

DOM RAPINALDINHO
saíu de casaca
ia para as sentinas
fazer caca
no meio do caminho
encontrou as moçoilas
a falar com elas
borrou as ceroilas
ninguém se atreve
a dizer-lhe nada
mas cheira ali
a merda ralada
D. Rapinaldinho
lev' as mãos ao tacho
a caca era tanta
que caía em baixo!
(autor desconhecido).

2 de Março de 2022

BOOOOOOOM DIA MUNDO
Acordar com a enfermeira a tocar-me o braço
- Bom dia Sr. Mário, vamos tirar sangue!? -
não é para todos! Pois não! É para quem está internado...
Abro o olho sem sobressaltos e ela repete, já um pouco mais alto. Acordo mesmo.
- Bom dia, sra enfermeira. Vamos? A quem?
Noto um sorriso por baixo da máscara.
- Você está sempre bem disposto, homem?
É a minha vez.
- E, adianta o mal disposto?
Deixo a pergunta a pairar.
Mas engana-se . Eu também ando, por vezes, mal disposto e sou do pior.
A seringa já vai voando em direcção ao cateter e por momentos imagino uma manobra de atracagem que a gente vê nos filmes, com uma nave espacial a chegar à estação orbital para abastecer. Recolha feita.
Chega a senhora dos pequenos almoços. Mesmo na hora. Assim é que é.
A minha mulher se vai tirar sangue, a primeira coisa que faz logo a seguir, é ir à procura de uma meia de leite e de um pão com manteiga.
Detesta jejuns. Eu também.
Os meus colegas vão acordando com barulho do carro com os tabuleiros, a entrar no quarto.
Grande noite! Nem dei por ela. Não há dúvida, isto mudou. Se tivesse sido assim desde início é que era fixe. Mas... não foi! Já lá vai...
A seguir, ala pró duche. Que mania de tomar um banho, todos os dias. Assim até faz mal à pele mas não digo nada só para não ficar mal disposto... eheheh!
A minha agenda das coisas passadas e das que estão para vir, já me mostrou avisos para hoje. Em primeiro lugar dia do nascimento de Mikhail Gorbatchov que faz 91 anos e gasto de mais para fazer frente a este Putin de má raça mas, logo ele que tem ascendência ucraniana por parte da mãe. Em segundo lugar, nasceu neste dia de 1951, salvo erro, Karen Carpenter que com o seu irmão mais velho, Richard fez uma dupla famosa The Carpenters que amava ouvir, no início dos anos 70. Com a sua morte, aos 32 anos, ficaram ainda assim seis álbuns para eternizar os êxitos. Mas isto fica para um até logo... logo? Logo há clássico em casa dos leões para os primeiros noventa minutos da meia final da Taça, contra os dragões. Vamos lá SPORTING! Onde vai um, vão todos!!!
Mais isto, claro, também é no até logo.
Agora, vamos ao pequeno almoço!
Tenhamos um excelente dia.
Pode ser uma imagem de comida e interiores
Josefina Vasconcelos, Artur Arêde e 60 outras pessoas
36 comentários
Gosto
Comentar
Partilhar


BRUSCAMENTE A MEIO DA MANHÃ
MIKHAIL Sergeevitch GORBATCHOV, estadista e político russo, 8⁰ e último líder da URSS, foi Secretário-Geral do PCUS de 1985/91.
Nasceu a 2 de março de 1931 (idade 91 anos), em Privol'noe, Rússia, foi presidente 15/3/90 a 25/12/91 e Prémio Nobel da Paz, Prémio Indira Gandhi, recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo seu papel no fim da Guerra Fria entre Ocidente e o Leste, na sequência da queda do muro de Berlim, em 1989.
Depois de transferir os poderes para Jeltsin, o presidente da Rússia, ​​​​​Mikhail Gorbachev saiu do Kremlin há 30 anos, a bandeira soviética foi recolhida e hasteada a russa.
Continuação

AINDA ANTES DO ALMOÇO
Hoje dá para ir ao café. Máquina no corredor que dá para o átrio do segundo andar com café a cinquenta cêntimos! O 26, noutro quarto já lá estava. Também é cama suplementar como eu e chama-se Mário Jorge Rodrigues Soares.
Curiosidades!
Bom apetite

BRUSCAMENTE A MEIO DA TARDE
Karen Anne Carpenter, nasceu em New Haven, 2 de Março de 1950 cantora e baterista, junto com irmão mais velho Richard, fez parte da dupla The Carpenters.
Inicialmente, Karen era a baterista da banda, gradualmente assumiu o papel de vocalista, pois a bateria foi reduzida a um punhado de apresentações ao vivo. Após vários anos de turnés e gravação, os Carpenters assinaram contrato com a A&M Records em 1969 e logo com sucesso que se prolongou ao longo dos anos 70.
No final dos anos 70, Karen gravou um álbum a solo que só foi lançado anos após a morte.
Sofria de anorexia nervosa, doença pouco conhecida na época. Veio a morrer aos 32 anos vítima de insuficiência cardíaca causada por complicações relacionadas.
Apesar da curta carreira sucesso das canções do dueto ficaram eternizadas em 8 álbuns, em pouco mais de seis anos.
Continuação

3 de Março de 2022

BOOOOOOOM DIA MUNDO
Hoje a chuva já está mais molhada.
Pronto para a viagem rumo à cidade invicta, clínica da Boavista, para efectuar a biópsia, (marcada para as 11H30) tumoral dorsal e levo sacola de merenda e tudo, para a volta, pois não sei quanto tempo durará o jejum.
Espero que não seja difícil.
Tenhamos um excelente dia.

AINDA ANTES DO ALMOÇO
De regresso! Já está!
Correu bem. Transporte hospital para clínica e volta, com dois bombeiros e uma enfermeira. Com a maior eficiência. Cheguei até antes da hora. Atendimento cinco estrelas. Biópsia correu bem. Só é desagradável sentir o raspar do osso (vértebras). Agora vamos ao almoço que a fome é negra. Até mais logo.
Bom apetite






AO CAIR DO PANO
ODE À PAZ
Pela verdade, pelo riso, pela luz, pela beleza,
Pelas aves que voam no olhar de uma criança,
Pela limpeza do vento, pelos actos de pureza,
Pela alegria, pelo vinho, pela música, pela dança,
Pela branda melodia do rumor dos regatos,
Pelo fulgor do estio, pelo azul do claro dia,
Pelas flores que esmaltam os campos, pelo sossego dos pastos,
Pela exactidão das rosas, pela Sabedoria,
Pelas pérolas que gotejam dos olhos dos amantes,
Pelos prodígios que são verdadeiros nos sonhos,
Pelo amor, pela liberdade, pelas coisas radiantes,
Pelos aromas maduros de suaves outonos,
Pela futura manhã dos grandes transparentes,
Pelas entranhas maternas e fecundas da terra,
Pelas lágrimas das mães a quem nuvens sangrentas
Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra,
Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna,
Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz.
Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,
Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,
Abre as portas da História,
deixa passar a Vida!
Natália Correia, in "Inéditos"(1985/1990)
Tenhamos uma excelente noite.




FAZ HOJE ANOS QUE NASCEU A TIME!
A REVISTA SEMANAL COM A MAIOR TIRAGEM, em circulação no mundo, estima-se que tem um público de 36 milhões de pessoas, mais de 20 milhões só nos Estados Unidos.
A edição da TIME saíu a 3 de Março de 1923.
Joseph G. Cannon, da Câmara dos Deputados dos EUA na capa.
Fundada por Briton Hadden e Henry Luce, que tinham trabalhado juntos na Universidade de Yale, na edição do Yale Daily News, uma revista feita pelos alunos da Universidade, lançaram este novo tipo, em 'cadernos' semanais.
'People' e 'Newsweek' são as duas grandes concorrentes, com as francesas L'Express e le Point e a alemã Der Spiegel também distribuídas em todo o mundo, embora com tiragens mais modestas.
Boas leituras!

4 de Março de 2022

BOOOOOOOM DIA MUNDO
Será hoje?
Será, hoje, que terei alta hospitalar?
Embora tudo indique que sim, uma vez que já não tenho mais nenhum exame para fazer e a parte medicamentosa posso fazer em casa, vou ter que aguardar pelas onze horas quando o médico fizer a ronda diária de visitas.
Estar doente é estar debilitado - às vezes muito debilitado - fisicamente e para certas pessoas ainda mais psicologicamente.
Sempre encarei as minhas cinco estadias mais ou menos prolongadas em hospitais - na tropa, após acidente (4 meses), 6 anos depois para retirar o estilhaço de parabrisas, mão esquerda que tinha ficado "esquecido" do acidente na tropa (2 dias), a extração do apêndice (7 dias), cirurgia ao rim (6 dias) e agora está que vai em 14 dias - como necessárias, portanto para ser curado/tratado. Não para criar dificuldades sem motivo por muito aborrecido que se possa estar. Infelizmente é o que vejo com alguma frequência e a ideia que me fica, muitas vezes, é o doente descarrega no pessoal que o está a tratar, as suas frustrações, os seus receios, a sua impaciência. Tudo parece mal e mau!
Assim "vive-se" melhor. Ser mais tolerante, menos argumentativo daquilo que se não conhece, mais observador daquilo que é um trabalho de dedicação.
Eu tento ser isso tudo e não tenho tido razão de queixa. Mas ..
QUEEEEEEEEEEEEERO IR PARA CAAAAAASA!
E, enquanto aguardo...
Tenhamos um excelente dia.



AINDA ANTES DO JANTAR
CRÓNICA DE UMA "MORTE" ANUNCIADA
ou
"O NOSSO DIREITO À INDIGNAÇÃO"
Está acabado o "diário" a partir do quarto de hospital com algumas das peripécia que dão um travo irónico-amargo ao já de si "clima", de nenhuma saúde que se vive.
Até que o resultado das biópsias saia, a vida deslocou-se, não ainda para a Ilha, mas fica em Aveiro no oitavo andar com vista para a ria, em casa do Ricardo.
Tempo de descansar, com um horário mais à civil, um quarto sossegado durante a noite.
É claro que, sendo a hora do lanche à hora da "guerra da Ucrânia" que é o que televisão agora dá substituindo quase tudo o resto, eu olho para aquilo e penso que a nós, os "cidadãos comuns simples mortais" resta o direito à indignação contra este Putin e o dever de nos indignarmos contra todos os "Putins" deste mundo, cada vez mais cheio deles, uns ainda travestidos de conveniente pele democrática, outros já nem por isso.
Mas, porque titulei esta guerra de "crónica" de uma morte anunciada? Eu tenho este estúpido hábito de procurar estar informado e, quando uma coisa destas "ataca" o meu raciocínio, leva-me a procurar fontes, motivos, razões e outras indignações.
E. encontrei na História (lá de trás) o que a História (de agora) não consegue esconder mas parece querer.
Aos políticos ocidentais não basta andarem a escarafunchar indignações hipócritas, acenar sanções mais ou menos fátuas, clamar contra os maus, etiquetando-se bons "cavaleiros, os defensores dos fracos e oprimidos".
Para resumir e não tornar demasiado longa a narrativa, até porque tudo o que deixo aqui dito pode ser confirmado em abundante "literatura" das diferentes épocas, tomemos as crises na Tchechénia, e na Moldova, no longínquo ano de 1995, a que se seguiu, o pretenso golpe de estado revolucionário no Cazaquistão e outro na Bielorússia que pôs no poder os governos "fantoches" de Smaailov e de Lukashenko, respectivamente, seguidos a guerra georgiana (na Ossétia do Sul) de 2008 e a "crise depois na Crimeia" de 2014, bem como as tentativas de inverter os "percursos democráticos" e de adesão à União Europeia nas repúblicas bálticas, um "quadro político e geo estratégico" que dificilmente enganaria qualquer serviço de inteligência europeu e americano, a não ser que estamos em muito maus lençóis com os líderes que elegemos, pois Putin há décadas que dá sinais do que poderia acontecer...
E, aconteceu. Nesta altura, já só poderia ser na Ucrânia. Putin ameaçou; Putin ameaçou; Putin fê-lo!
E, agora, perante o desespero ucraniano e uma impotência de grande parte do mundo resta ao ocidente vender a crueldade da guerra e das destruições, antecipadas por crise humanitária que se prolongará no tempo por muito tempo para além do tempo que a guerra levar.
Putin é de facto o "mau da fita" que a ambição de tutelar o mundo a partir da reconstrução de uma velha/nova Grande Rússia é sem dúvida mais forte que bom senso, ética diplomática e de compaixão humanitária mas, isso é próprio de quem ataca o mais fraco e vandaliza o que resiste patrioticamente.
Quando nós "cidadãos comuns mortais" deste espaço onde outrora nasciam grandes líderes, grandes políticos diplomatas e pensadores da cultura democrática e civilizacional sabemos, cada vez mais, viver num espaço onde se prefere assobiar para o lado até que a "casa do vizinho" arda e ameace pegar fogo a tudo em volta. Aí, assumimos o pânico e tentamos apagar omissões do passado como se a história não quisesse ser vista.
É, por isso, "cidadãos comuns simples mortais" que nos resta o direito à indignação contra este Putin e o dever de nos indignarmos contra todos os outros "Putins" deste mundo, antes que dispam as peles de cordeiros que só a conveniência de alguns, se atreve continuar a ver...
Bom apetite!

AO CAIR DO PANO
Está noite, a "performance" LUGAR, histórias de vida, por um grupo de severenses dirigido por Vera Alvelos, está em cena no salão da Junta de Freguesia de Pessegueiro do Vouga, Sever do Vouga. Uma reposição que amanhã será em Paradela e domingo em Couto de Esteves
Tive o grato prazer de participar na estreia no CAE, em Setembro do ano passado e adaptar três textos já escritos noutro lugar e noutros contextos. Um deles, uma homenagem a todos os bombeiros é o que segue.
INCÊNDIO
De repente, no escuro da noite,
uma luz tremula no fundo da mata densa.
Uma sirene toca um quarto de hora depois.
Janelas que se abrem, portas que batem
nas casas alinhadas pelas ruas da vila,
luzes que se acendem
nas casas espalhadas pela encosta.
Há uma angústia sofrida nos olhos sobressaltados, nas vozes estremunhadas, nos rostos apressados.
A encosta explode num vermelho dantesco
o fumo num pano de cinzas,
já fez fugir lua e estrelas e lá ao longe, no alto da serra, um sino toca a rebate.
O enorme carro vermelho voa, estrada abaixo,
num coro de relâmpagos azuis
e guinchos estridentes.
Outros se seguirão.
Levam rostos estremunhados,
vozes sobressaltadas, olhos apressados,
descanso interrompido de sono mal dormido.
Nas casas que ficam para trás,
pelas ruas da vila, as janelas vão-se fechando numa angústia lenta.
Há vultos que ficam por detrás das vidraças
espreitando a noite iluminada, numa esperança atenta
e o enorme carro vermelho, na vertigem da pressa, voa em estridentes relâmpagos azuis
rumo ao inferno!"
NF: Neste grupo de 3 sessões, o texto será dito pela Vera, encenadora e coreógrafa de "LUGAR" o que constitui motivo de grande satisfação e honra para mim.
Obrigado a todos.
Obrigado Vera.
Tenhamos uma excelente noite.