terça-feira, 12 de maio de 2020

"PARABÉNS, MÃE"

A foto é de minha mãe ao tempo com 40 anos (eu tinha 9) e sempre me lembro de a ver numa moldura dupla de metal ao lado da do meu pai, em cima da mesa de camilha de madeira que havia no quarto, com o candeeiro de base de porcelana e o pequeno guarda jóias em madrepérola.
Carinhosa, zeladora, por vezes autoritária quando a questão se impunha, uma gestora de mão cheia na administração da casa e da família, tinha um espírito jovial e um humor muito especial, por vezes picante, que herdara da minha avó.
Gostava de contar episódios de uma infância feliz e do seu casamento igualmente feliz, onde o amor mútuo foi sempre o cimento indispensável a uma relação de 53 anos que ela dizia, começara no dia em vira o meu pai, pela primeira vez, na escola primária da Vila Cândida, quando ela na segunda classe, viu o miúdo que seria meu pai começar a aprender a ler. O meu pai era um ano mais novo do que ela.
"Estás muito bonita mas com um sorriso tão sério!" terá dito o meu pai, quando chegou do trabalho, e a viu pela primeira vez já na moldura juntamente com uma dele que a minha mandou ampliar para caber ao lado da dela. E, ela apenas sorriu.
No dia seguinte, a minha mãe deu entrada no hospital de São Luís para ser operada de urgência à vesícula depois de um calvário de meses com muitas dores e uma dieta severa.
Seria uma cirurgia de várias horas, complicada e que a deixou numa convalescença difícil durante outros tantos meses.
A minha mãe esteve entre a vida e a morte.
"Olga, ficaste tão bonita mas tão triste!?" dizia quem vi a foto em cima da mesa de camilha do quarto.
Meses depois desse episódio de vida, ela contou que, numa noite já próxima do dia marcado para a operação sonhou que iria morrer e impressionada com isso,, sem dizer nada, foi ao fotógrafo, fez a foto, com o vestido primaveril com ramagens que o meu pai gostava e lhe atirava um piropo sempre que ela o vestia. Recordar-me-iam assim, para sempre, disse ela.
A idade, especialmente depois da morte de meu pai, tornou-a uma pessoa mais angustiada e temerosa de tudo e mais preocupada com todos mantendo ate ao fim da vida, uma invejável lucidez e memória com momentos em que gostava de conversar e viver com gente bem disposta, como ela dizia.
E, então, voltava o humor picante e por vezes trocista que herdara da minha avó.
Tenho saudades desses momentos teus, mãe!
Recordo-os com aquela saudade que o tempo nunca apaga mas apenas vai moldando com serenidade e compreensão pela inevitabilidade da morte quando se cumpre a chamada 'ordem natural das coisas'
A minha mãe chamava-se Olga e faria hoje 102 anos!
Faleceu aos 96 anos, no último dia de Julho de 2014.