terça-feira, 5 de maio de 2020

ATIRAR COISAS PELA JANELA PODE SER PERIGOSO. ATIRAR PESSOAS, É PERIGOSÍSSIMO


A mania de atirar coisas ou pessoas pelas janelas nunca deu bom resultado; a tradição, na passagem de ano,de atirar pela janela todo o tipo de objectos velhos para saudar a chegada do ano novo diga-se de passagem, era uma valentíssima falta de civismo. felizmente já caiu em desuso.
Mas, voltando à janela parece que o étimo do português, veio do latim janua que significava porta e que passou a januela (ou porta mais pequena); bem diferente do italiano (finestra) e do francês (fenêtre) que por cá deu 'fresta'. Em espanhol, 'ventana' mas isso é mais por causa do vento!
Agora o estranho disto é que à acção de atirar pessoas ou coisas pela janela, chama-se em português defenestrar e ao acto defenestração. quando deveria ser 'dejanelar' e 'desjanelamento' respectivamente.
.
Eu que sou dado a efemérides pois sempre gostei de história e ainda mais das histórias da História, li há poucos dias num recorte da revista História o que ficou conhecido por Segunda Defenestração de Praga' ocorrida a 4 DE MAIO DE 1648
Um grupo de seguidores do protestantismo, na Boémia, que estavam a ser perseguidos, revoltaram-se e apoiados pela maior parte da nobreza protestante, atiraram pelas janelas do palácio real de Praga os representantes do imperador romano-germânico Fernando II, católicos. O que aconteceu a seguir? A GUERRA DOS 30 ANOS!

E, acrescente-se que esta defenestração de Praga foi mesmo a segunda porque a primeira que tinha ocorrido em 1418 (em Julho) quando atiraram pela janela do palácio, Venceslau XI, príncipe húngaro, considerado herético.
O que aconteceu a seguir? Dois meses depois rebentava a GUERRA DOS HURSITAS que durou quase doze anos.

Foi também assim que os conjurados de 1640 depois de localizarem o traidor Miguel de Vasconcelos dentro de um armário, o atiraram pela janela do Paço tendo o traidor caído no meio da populaça! O que aconteceu a seguir? A GUERRA DA RESTAURAÇÃO que durou 26 anos..
Em Itália das repúblicas, os Pazzi tinham um plano para assassinar Lorenzo de Médici durante uma missa na catedral da cidade. Mas foi o irmão Giuliano que morreu durante o ataque, e Lorenzo escapou com ferimentos mas o atentado acabou muito mal para os conspiradores.
Uma multidão de partidários dos Médici uniu-se e vários conspiradores foram capturados e atirados pelas janelas do palácio da poderosa família florentina e estraçalhados pela população enraivecida. O que aconteceu a seguir? A família Pazzi e os Medici envolveram-se numa guerra que só terminou com os Médici finalmente derrubados, em 1494.

Por estas e outras é que é extremamente perigosa a mania de atirar pessoas pelas janelas.Mais vale pô-las na rua, pela porta...