terça-feira, 21 de outubro de 2014

ALFRED NOBEL nasceu há 181 anos...

ALFRED BERNHARD NOBEL nasceu a 21 de Outubro de 1833 em Estocolmo
Filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor, e de Andrietta Ahlsell, que provinha de uma família abastada sueca, herdou do pai a mesma curiosidade, persistência e espírito criativo. 
Viveram em Estocolomo mas a empresa de Immanuel teve de fechar portas e Andrietta e os filhos foram para a Fimlândia e enquanto o pai ia a São Petersburgo à procura de trabalho. Acabou por abriri uma oficina de equipamento para o exército russo, e com o sucesso que obteve, o resto da família foi viver para São Petersburgo. Foi em São Petersburgo que ele e os irmãos estudaram. 
O elevado interesse de Alferd pela Literatura e pela Química levou o pai a enviá-lo para o estrangeiro para ganhar experiência no campo da Engenharia Química e em Paris conheceu um jovem químico italiano Ascanio Sobrero, que três anos antes tinha inventado a nitroglicerina
O invento fascinou Alfred pela aplicação que poderia vir a ter em trabalhos de engenharia civil.
Regressado à empresa do pai, em 1852, não mais largou as experiências com o objectivo de descobrir, para a nitroglicerina, um formato possível de ser facilmente comercializado e transportado. Em 1863, regressou à Suécia com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo mas o seu irmão Emil morre numa das suas explosões experimentais e Alfred, sem nunca desistir, isola-se praticamente de tudo e de todos, até que na Primavera de 1870 consegue com vários compostos transformar a nitroglicerina numa pasta moldável e muito mais segura, a dinamite. .
A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais tendo reduzido, inclusivamente, o número de acidentes mortais entre os operários. A dinamite espalhou-se rapidamente por todo o mundo. 
Sempre com o intuito de tornar mais segura a manipulação de explosivos, conduziu-o à descoberta de novos produtos (já não relacionados com explosivos), como a borracha sintética, por exemplo, mais tarde utilizada na indústria automóvel e não só.
Os seus ideais pacifistas iriam contribuir para a criação de uma fundação com o seu nome e que promovesse o bem estar da Humanidade. Viria  a morrer de hemorragia cerebral, na sua casa em San Remo, aos 63 anos, sem ver esse seu desejo cumprido.
No entanto, quatro anos após a sua morte, em 1900 e em sua homenagem foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês. Em 1969 um novo prémio na área da Economia começou a ser atribuído e financiado pelo Banco da Suécia.