quarta-feira, 15 de outubro de 2014

MEIO DE MÊS, MEIO DE SEMANA, QUASE MEIO DE DIA

A ABRIR O HOJE, começo por ontem !

Estranho? Talvez. Mas muito eficaz se quisermos acordar sem remelas ou seja a ver tudo mais azul, mais rosa, mais verde, cores que normalmente associamos, à calma, ao amor e à esperança.

E. ontem, um senhor chamado Ricardo Quaresma, que entrara em campo um quarto de hora antes, foi por ali abaixo com a redondinha colada ao pé, trocou os olhos àquele dinamarquês alto e louro chamado Agger, trocou as pernas ao que se seguiu na vertigem da finta junto à linha de fundo, trocou de pé para o toque milimétrico para a cabela que se pedia. E, lá estava a cabeça que se pedia: a de CRISTIAAAAAAAAAAAAANO RONALDO! E não falhou. Bola no fundo da rede para desespero dos 'vikings'.
Ao minuto 90+5, sem mais tempo para o que quer que fosse possível fazer, a não ser o abraço de CR7 ao 'cigano' antes do resto da turma lhes cair em cima. Lá está, é sempre bom rever as últimas cenas do dia anterior principalmente quando são boas... 

E, voltemos ao HOJE! Meio de mês, meio de semana, quase meio de dia.
O Orçamento do Estado para 2015 há-de ser entregue, até ao fim do dia de hoje, na Assembleia da República. Lá teremos a senhora ministra das finanças (provavelmente) acompanhada do secretário de estado do dito cujo (orçamento, claro) com as 'penes' e um dossier, recebidos no gabinete da presidência pela presidente Assunção Esteves.
É sempre assim, não há aqui notícia.



HOJE, lá por ser meio de mês, meio de semana e quase meio de dia, é importante.
Para quem não se dedique muito a estas coisas do passado, deixo uma 'curiosidadesinha' que desde 1582 influencia as nossas vidas e de que maneira, a ponto de hoje ser meio de mês, meio de semana, quase meio de dia, por causa disso mesmo. 

Em 1582, foi o dia escolhido para a promulgação pelo Para Grgegório XIII através da bula 'Inter Gravissimas', o calendário dito Gregoriano, substituindo o até então dito 'Juliano' implantado por Júlio César. 

Foi então adoptado rapidamente no mundo inteiro, sobretudo devido a questões de natureza prática, comércio, negócios, etc, embora haja povos que mantenham 'calendários' tradicionais.. 




E, HOJE, é melhor esperarmos que o dia chegue ao fim para o rescaldo.

Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Não é que o Sol acordou, agora?

Tenham um excelente dia!