domingo, 19 de outubro de 2014

LÁ POR TER SIDO DOMINGO

Não se pense que, lá por ter sido Domingo e estar quase a chegar a segunda feira, que não houve nenhuma novidade digna de registo. Pois houve!

Em primeiro lugar é justo que se dê destaque ao clima.
Um céu azul embora com umas pinceladas ainda de nuvens brancas meio desmanchadas, como a gente costuma ver nos quadros de pintores principiantes e o calor. AH! O mercúrio a subir nos tubos....25; 25,5; 26; 26,5; e por aí acima. 
Nalguns sítios galgou os 30; noutros ficou à porta. As praias voltaram a ter gente, muita gente, que foi apressadamente retirar dos baús, calções de banho, biquinis e toalhas. Viva o Verão! Já com o meio de Outubro ultrapassado. Mas Verão na mesma. Uma festa que pode durar até quarta feira. Aproveite quem puder.

Por falar em bom tempo e de coisas efémeras, Paulo Portas ressuscitado veio falar sobre a proposta de orçamento para 2015. O senhor vice no papel de descomprometido ou de sem vergonha 'atacou' com firmeza tal que mais parecia estar a falar sobre o que já aconteceu em vez do que pode acontecer; ainda por cima, a esmagadora maioria dos comentaristas e economistas não está de acordo com ele e até o senhor Catroga, sempre prestável em ajudinhas opinativas ao que o governo faz, desta vez está tão céptico como os restantes. 
Ora o senhor vice sabe que este é o governo campeão dos rectificativos. Quando chegar à conclusão de que a porcaria das contas do governo derraparam, faz-se a errata do costume e pronto! Os contribuintes que se lixem!
Para o senhor vice é o mesmo. E quanto aos floreados de linguagem e salamaleques gestuais, ainda podem enganar meia dúzia mas já não conseguem sequer um tímido aplauso das plateias por onde o senhor ainda passeia o seu vertiginoso sorriso e o seu enorme penacho.



O sínodo é um dos mais importantes momentos de reflexão da Igreja Católica e este, em especial, tinha bons motivos para ficar na história da Igreja como o 'pontapé de saída' para tomada de decisões progressistas e mudanças profundamente humanas, no seu seio.
Não foi capaz, a ala mais conservadora, de ver esses horizontes renovadores e inspiradores e lá ficaram sem qualquer conclusão, os sinais que Francisco acarinhara não só através da palavra com da própria acção. 
O casamento de divorciados e unidos de facto; o baptismo a filhos de não crentes ou de mães solteiras; o reconhecimento das relações homossexuais, entre outros.
Francisco, aparentemente, terá perdido esta 'batalha'. 
Mas a 'guerra' contra o conservadorismo e o obscurantismo, certamente, vencê-la-á!

Por falar em batalhas e guerra, aos poucos vão sendo revelados os dias de "guerra civil" na família Espírito Santo.  Curiosamente, ou talvez não, e principalmente por dois jornais: o diário "i" e o semanário "Sol", ambos pertencentes a Álvaro Sobrinho, o até há bem pouco tempo, todo poderoso administrador do BESA, o braço BES em terras de Angola e apontado como o principal responsável pelo buraco de 4,9 MM de Euros que ainda hoje permanece envolto em mistério quanto à sua verdadeira extensão e aplicação.
Entretanto, mais pormenores sobre a última reunião de membros do clã ES e da sua posição de deixarem Ricardo Salgado só, tipo, "nós não sabíamos de nada"; "fomos apanhados desprevenidos!" "é facto que assinámos uns papéis que o Ricardo nos trazia, mas nem líamos"; etc.
Quando o pânico entra na casa de gente que se julga intocável e acima de qualquer suspeita, a traição mais descarada fica ao virar da esquina e a evocação da inocência fica a cheirar pior que o pior pivete que provoca a náusea. Um assunto a seguir, para se ver até onde vai....

Assunto que também já mereceu destaque (e não só na imprensa cor de rosa) foi o desfile da actriz Jessica Athayde, na passerelle da Moda Lisboa. E, o destaque dou-o ao facto de aqui, o maior inimigo da mulher ser, as outras mulheres!!!
Poderá não ter as medidas certas,  ancas redondas e coxas com perímetro inadequado, busto demasiado mediático mas daí a ter provocado todo aquele frenesim nas redes sociais significa, ao fim e ao cabo, para sociólogos, psicólogos clínicos, dietistas, estilistas, e até psiquiatras que a ditadura da imagem na mulher baseada na excessiva magreza, poderá ter os dias contados.
Chamaram-lhe "gorda" e "balofa" entre outros apóstrofos menos apropriados. 
Jessica respondeu à letra! Talvez melhor: "Gorda eu? Esqueleto és tu!".

E, por aqui me fico em despedida.
AH! Alto! Como é hábito, deixo-os com uma efeméride.
No dia de HOJE mas em 1964, Paul Simon and Art Garfunkel lançavam o seu primeiro álbum, intitulado "Wednesday Morning, 3 AM", apesar da história de ambos ter começado muito tempo antes.
O álbum não terá sido um sucesso mas, pelo menos, a canção que o foi "Sound of Silence" já constava....


tenham um excelente resto de noite: