sábado, 25 de outubro de 2014

PORQUE HOJE É SÁBADO

Amanhã vai ser Domingo...seguramente!


Em 1147, não sei se iria ser Domingo no dia seguinte mas não foi por isso que Afonso Henriques entrou em Lisboa depois de três meses de cerco à cidade, ao tempo, protegida por muralhas que ocupavam uma área bem maior do que as do Castelo de São Jorge.
O certo é que o cerco a Lisboa começara com os primeiros cruzados que chegaram ao largo da cidade, à entrada do Tejo, a 1 de Julho. Uma armada de 164 navios provenientes e mais de 6.000 homens que largara de Dartmouth, com tripulações compostas por ingleses, escoceses, irlandeses, lanceiros normandos, arqueiros flamengos e bretões, com o Condestável de Suffolk, Henry Granville no comando.
As tropas comandadas por Afonso Henriques composta por mais de cem cavaleiros e cerca de 600 lanças, reforçadas por arqueiros aragoneses e leoneses, depois de conquistarem Santarém, vieram por terra juntar-se ao exército verdadeiramente multinacional.
A explicação para tamanho interesse por Lisboa, deve-se ao caso de que esta acção ser integrada na Segunda Cruzada, decretada pelo Papa Urbano II e, no caso vertente, designada por alguns historiadores por 'cruzada ibérica' na parte que toca às conquistas na península.
Aliás, desde o ano de 714, quando se deu a batalha de Covadonga, que se encontra brilhantemente escrita por Alexandre Herculano, em 'Eurico, o 'presbítero', que os cristãos não mais haviam conseguido derrotar os mouros e conquistar-lhes território. .
Lisboa caíu a 24 de Outubro. Não sem que, entretanto como é de bom tom nestes acontecimentos, tenha surgido a lenda de Martim Moniz, um dos cavaleiros que comandava o ataque a uma das portas e se sacrificou ao impedir que os mouros a fechassem, atravessando o seu próprio corpo e permitindo assim a invasão decisiva, pelo lado da chamada praça forte.
A cidade, entretanto, foi saqueada pelos cruzados e os poucos mouros que escaparam à chacina foram imediatamente feitos escravos.
Uma epidemia de peste assolou a região fazendo milhares de vítimas.
Só 108 anos depois, em 1255, pelas cortes de Coimbra, no reinado de Afonso III, Lisboa seria elevada à capital de Portugal.