terça-feira, 14 de outubro de 2014

PARA JÁ, COM SOL. FINALMENTE

Pois é verdade, hoje o dia nasceu com a estrela da vida a iluminar o cenário. Salve Sol!

Assim, tudo vai parecer mais leve. 
Levar os miúdos à escola, menos ensonados; enfrentar a fila para o transporte público sem chapéu de chuva; não perder tão rapidamente a paciência quando o estacionamento está transformado numa nesga porque o outro deixou o carro de esguelha; deixar em paz o gajo que nos ultrapassou, com a bandeja com o almoço, quase a correr e quase a entornar o copo de sumo natural, para nos ocupar aquele lugarzinho jeitoso que estava na ponta da praça da alimentação; no regresso a casa, ainda com um céu mais ou menos azul, o dia de trabalho até pareceu menos carregado mesmo com aquela passagem pelo multibanco para pagar a conta da água com aquelas taxas todas de saneamento disto e daquilo e a da televisão por cabo que já estava atrasada e com ameaça de corte...

E, logo à noite, com as contas da tvcabo pagas, podemos ficar a ver a nossa selecção fazer três pontos em Copenhaga e assim tentar evitar as tradicionais contas complicadas quando se aproxima o fim das qualificações.
Com o 'sinhor inginheiro' sentado no banco a dirigir CR7 e companhia. O seleccionador viu o castigo suspenso até que o recurso seja julgado. Parabéns...
Resta agora estender os parabéns a todos nós e ficarmos um pouco mais contentes na hora de irmos para a cama...
Bem, ao menos haja tréguas. 

Ontem, e quase pelas mesmas ruas da outra vez, a água voltou a andar à solta e a invadir tudo o que era loja, estacionamento, ou rés-do-chão. 
Impressionante. 
O que é facto é que, para além de sarjetas mal limpas, a chuva também é tanta que mesmo limpo, o sistema de escoamento parece tornar-se rapidamente ineficaz.
A conta de água que o São Pedro deve ter para pagar!

Por falar em contas, as apresentadas pelos partidos políticos mostram como têm colocado os donativos que recebem para as campanhas, nas suas contas anuais. Mostrados os rostos dos que normalmente contribuem até ao limite do permitido, há alguns que até o fazem para os três partidos do 'arco governativo' em simultâneo. 
PS, PSD e CDS podem ter a garantia de que há gente que só pode votar num mas, quando é para dar dinheiro, à cautela, dá para os três. 
Boa política!


E, por falar em boa política, voltamos ao caso BES/GES.
Pois, o Novo Banco que só tem activos 'limpinhos, limpinhos, limpinhos' vai escapar ao próximo teste de 'stress' do BCE. Magnífico! Assim, fica-se mais à vontade para se dizer o que se quiser acerca da sua 'saúde'. O pior é que isto pode ser um pau com dois bicos. Quer o governo e o banco de Portugal desfazerem-se rapidamente do banco bom?
Então porque raio não nos deixam ficar a saber se está mesmo 'BOM'?


O senhor presidente anda em mais um daqueles roteiros em que aproveita o momento para aparecer, dizer que afinal se encontra 'moderadamente' vivo. 
Lá se vai repetindo que os partidos devem reflectir sobre o que andam a fazer (ou melhor, a não fazer); que o governo deve reflectir sobre o processo de colocação dos professores; que vai reflectir sobre o orçamento; que costuma reflectir sobre a carga excessiva de impostos; que é preciso reflectir sobre a nossa economia; só não é preciso sobre o banco 'BOM' porque andam por aí dizer que há prejuízo para os bolsos dos contribuintes caso haja 'défice' na venda. O governo acabou de o admitir, pela voz do primeiro ministro e da ministra das finanças, mas o senhor presidente acha que não.
Eu diria mais. É preciso profunda reflexão nas próximas eleições presidenciais para não termos de reflectir durante mais dez anos, como foi que nos coube em sorte outro 'mono' igual a este !?

Uma efeméride a fechar. 
Foi neste dia, mas em 1964 que Martin Luther King Jr. dois indigitado pela Academia Sueca como Prémio Nobel da Paz. Na altura foi a mais jovem personalidade a receber o prémio. Tinha 35 anos e viria a ser assassinado em Memphis, quatro anos depois.
Há poucos dias, rachado ao meio, o prémio ficou para um homem de 67 anos (o indiano Kalashy Sathiardi) e para a jovem paquistanesa de 17 anos, Malala Yousafzai.
Assim fica, por larga margem de anos e por muito tempo certamente, o recorde de Malala como a mais jovem personalidade a receber o Nobel da Paz!

Aproveitem e tenham um excelente dia.