quarta-feira, 22 de outubro de 2014

E COM O SOL QUE CONTINUA A BRILHAR



HOJE o Benfica vai ter de ganhar ao Mónaco se quiser continuar a sonhar com os oitavos. Perder é que não! 
Nesse caso comprometeria mesmo a continuação nas competições europeias, o que seria desastroso para os cofres da Luz. 
Seria o que se poderia chamar um  desastroso APAGÃO.
VAMOS LÁ BENFICA!!!


HOJE é o dia do Vaticano, oficialmente designado por Estado da Cidade do Vaticano (em latim: Status Civitatis Vaticanae ), cidade-estado sede da Igreja Católica, enclave murado em Roma, com 44 hectares e cerca de 800 habitantes. 

O mais pequeno Estado do mundo foi instituído pelo Tratado de Latrão de 1929, distinto da Santa Sé que remonta ao cristianismo primitivo e é a principal sé episcopal para cerca de mil milhões de católicos espalhados por todo o mundo.


Anteriormente, os Papas residiam no Palácio de Latrão, na colina de Célio, no lado oposto de Roma, local que o imperador Constantino cedeu ao Papa Milcíades, no ano de 313. A defesa do Vaticano é da responsabilidade da Itália enquanto que a segurança do Papa está a cargo dos 130 guardas suiços.
O território possui estruturas que dão autonomia administrativa e financeira, incluindo linha ferroviária, estação de rádio, heliporto, correios, banco, centro de saúde, palácios e edifícios governamentais, instituição de ensino superior, centros de cultura e arte, museu e algumas embaixadas. 


E, HOJE, através do DL 35.046 de 22 de Outubro de 1945, apenas um mês depois de ter sido declarado o fim da II Guerra Mundial, com a derrota total da Alemanha 'nazi' e da Itália de Mussolini, Salazar instituía a PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado, em substituição da PVDE (Polícia de Vigilância e de Defesa do Estado) que actuou como polícia política durante os primeiros anos do Estado Novo e no período da guerra.

Pelo decreto, Salazar apresentava-a como uma polícia que seguia o modelo da Scotalnd Yard inglesa mas apenas para encobrir a sua verdadeira missão que continuou a ser a de vigiar e prender os opositores do regime, sobretudo comunistas e esquerdistas e até individualidades de outros quadrantes políticos mas que divergiam do ditador na acção política e social.

Marcelo Caetano quis, durante a sua 'primavera' política, dar uma nova 'face' à polícia política passando a designá-la por DGS, Direcção Geral de Segurança ou seja, manteve tudo praticamente na mesma com excepção do nome ao qual retirou 'polícia'...
Com o 25 de Abril, a PIDE/DGS como então passou a ser conhecida e chamada, acabou desmantelada e os arquivos, carregados de factos, de segredos e de história, como seria natural, em quase três décadas, acabaram destruídos, em parte que ainda hoje está para ser apurada ou 'guardados' ciosamente... por quem?


Tenham um excelente dia...